NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO
Está sendo vinculado de forma indevida e não autorizada a imagem do Grupo Surgical em conjunto com um candidato político.
A imagem de qualquer cidadão não pode ser divulgada por nenhuma forma ou mecanismo, impresso ou digital, sem a sua autorização. Isso é consequência dos chamados direitos da personalidade, direitos que atingem indistintamente todas as pessoas. ‘’São invioláveis (...) a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação’’ - Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso X.
Nos dias atuais, diante do amplo acesso da população às mídias digitais e redes sociais, onde fotos são veiculadas e copiadas com facilidade, é possível que qualquer cidadão possa ter acesso à imagem de outrem e fazer uso indevido dela. Não é porque está ali disponível na rede mundial de computadores que esta imagem possa ser utilizada. Assim, nesta situação incide a regra geral do código civil que diz que a imagem é inviolável, não podendo ser copiada, replicada, enviada ou salva sem que o envolvido lhe permita autorização. Nest sentido, tais direitos são absolutos, ilimitados, imprescritíveis, vitalícios e impenhoráveis.
O GRUPO SURGICAL é um grupo idôneo formado por médicos que em primeira instância está focado em tratar seus pacientes com excelência e portanto a opinião política de cada um de seus integrantes nunca foi e nunca será foco de discussão.
Solicitamos aos colegas e pacientes que por favor compreendam que o uso indevido da imagem do grupo não foi de autoria do mesmo, nem de qualquer fonte relacionável ao próprio grupo. Medidas corretoras estão em andamento e esperamos resolução imediata.
A doença diverticular é mais comum em pessoas acima de 50 anos, mas pode acometer os mais jovens (principalmente os homens).
Os divertículos surgem em decorrência de características pessoais e estilo de vida, como dieta inadequada, sedentarismo e obesidade.
A dieta rica em fibras é considerada a melhor maneira de prevenir o surgimento dos divertículos, principalmente quando associada a prática de exercício, que estimula a função intestinal. Lembrando que, quando se faz uma dieta rica em fibras, é necessário a ingestão de aproximadamente 2 litros de água/ dia para que haja bom funcionamento do intestino.
A doença diverticular se não tratada de forma adequada, pode evoluir para a diverticulite, que nada mais é que a inflamação da parte final do intestino grosso, onde a formação dos divertículos ou “bolsas” acumulam matéria fecal, podendo causar até úlceras ou perfurações.
Em quadros agudos de diverticulite, procure não consumir alimentos que contenham grãos e sementes (Exemplo: maracujá, kiwi, goiaba, tomate, pepino, ervilha, lentilha, feijões, nozes, amendoim etc), pois estes contêm resíduos que podem se alojar nos divertículos, levando a uma maior inflamação. Desse modo, durante as crises procure ingerir alimentos mais líquidos ou sem resíduos (sopas líquidas ou batidas, purês, cenoura, chuchu, mandioquinha, pães integrais sem grãos, ovos cozidos e os sucos de frutas devem ser coados). Também é importante diminuir a ingestão de gorduras, pois estas podem intensificar as contrações musculares e causar desconforto intestinal. A atividade física é muito bem vinda, uma vez que melhora o trânsito intestinal.
Ao Grupo Surgical,
Dra. Vanessa Cordioli Milani
Nutricionista Especialista Clínica
Nossa Clínica 19 3408-0151 / 3462-5655
Fan page: Nutricionista & Coach Vanessa C. Milani
Dúvidas / atendimento on line: dra.vanessamilani@yahoo.com.br