Institucional - Grupo Surgical

Conheça nossa página

Institucional

Em 2010/2011 retornando do seu Fellowship nos Estados Unidos da América, Dr. Bruno M Pereira, idealizador e fundador do Grupo Surgical, percebeu a necessidade de se aprimorar o atendimento de urgência e emergência cirúrgica na Região Metropolitana de Campinas. Vindo para Campinas convidado para fazer parte da Disciplina de Cirurgia do Trauma da UNICAMP, Dr. Bruno optou também por trabalhar fora da instituição universitária e estudar a região neste campo pouco explorado e abandonado que era a cirurgia de urgência e emergência. A idéia seria criar o primeiro grupo do Brasil especializado em cirurgia de urgência, emergência e trauma que possuísse marcadores de qualidade e controle de resultados. Convidando então ex-residentes que Dr. Bruno participou na formação e que percebeu o potencial de cada um com mesma ou diferente áreas de atuação foi fundado o Grupo Surgical.

O Grupo Surgical é composto por cirurgiões com grande atividade acadêmica e de pesquisa, parte dele atuante como professores assistentes da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesta atividade, a quase totalidade do grupo trabalha também com Terapia Intensiva Cirúrgica (UTI), tornando-os capazes de lidar com pacientes graves no trabalho cotidiano. Desta forma, todos integrantes deste grupo são Cirurgiões Gerais, de Emergência e Trauma por formação, com experiência diária em terapia intensiva, urgências e emergências cirúrgicas do aparelho digestivo e Traumas abdominais e torácicos, na essência de sua especialidade.

O Grupo Surgical é composto por cirurgiões com grande atividade acadêmica e de pesquisa, parte dele atuante como professores assistentes da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesta atividade, a quase totalidade do GRUPO trabalha também com Terapia Intensiva Cirúrgica (UTI), tornando-os capazes de lidar com pacientes graves no trabalho cotidiano. Desta forma, todos integrantes deste grupo são Cirurgiões Gerais, de Emergência e Trauma por formação, com experiência diária em terapia intensiva, urgências e emergências cirúrgicas do aparelho digestivo e Traumas abdominais e torácicos, na essência de sua especialidade.

Os integrantes deste GRUPO estão comprometidos com a atualização contínua na área de Cirurgia do Trauma e Emergência, participando ativamente de Congressos, Palestras e Aulas, e produzindo inclusive diversas publicações nesta área especializada (fontes de pesquisa: PubMed & Researchgate.com).

Nos anos que antecederam a sua criação, os membros fundadores do Grupo Surgical perceberam a necessidade na região metropolitana de Campinas de uma equipe cirúrgica, coesa com condutas uniformes e dentro dos atuais protocolos mundiais, e com baixo nível de complicações. Assim para suprir essa carência, em 2013, o grupo foi idealizado e profissionais de alta qualidade selecionados, para formar uma equipe especializada, com cirurgiões experientes e atuantes em ensino médico de urgência e emergência cirúrgica. Fundou-se então o Grupo Surgical, com a visão e o compromisso de que pacientes graves, vítimas de acidentes, violência urbana, e situações de urgências cirúrgicas, poderiam ter atendimento extraordinário e direito à vida a partir do empenho desta equipe que preza pelo comprometimento com qualidade de atendimento e resultados. Com a expansão do grupo ampliaram-se as atividades em Cirurgia Geral diferenciada e Cirurgia do Aparelho Digestivo, com atendimento ambulatorial e procedimentos eletivos.

Com experiência de gerenciamento de urgência, nosso grupo é uma equipe profissional que trabalha com metas internas que visam cumprir as necessidades dos pacientes cirúrgicos e também as necessidades administrativas da Instituição, buscando solicitações de exames de forma adequada e racional, internação hospitalar reduzida, quando possível, alta resolutividade, segurança para o paciente e, principalmente, atenção diferenciada e humanizada no padrão de atendimento e relação médico/paciente e seus familiares.

A Surgical trabalha também com gerenciamento de risco que consiste na adoção de melhores práticas de infra-estrutura, políticas e metodologias, visando a diminuição de perdas e aumento da qualidade de oferecimento a saúde.

Com metas de gerenciamento de risco, espera-se:

  1. Expor a administração dos Hospitais possíveis lacunas que possam existir com relação a treinamento de Recursos Humanos e materiais necessários para execução pró-ativa e saudável da função do médico e enfermeiro. Resultado: grupo de trabalho coeso e disponível para o trabalho.
  2. Instituir protocolos e métodos para uniformização do atendimento à urgência. Resultado: menor índice de falhas, menor erro humano e maior satisfação de trabalho, menos custo, maiores economias.
  3. Aumentar a segurança do paciente identificando riscos e implementando estratégias de prevenção em conjunto com a administração e comissão de segurança ao paciente. Resultado: melhor adesão da opinião pública, com a prática de melhores resultados.

Conheça nossa
Missão, Visão e Valores

Oferecer serviços na área de cirurgia com altos padrões de qualidade e melhores desfechos principalmente no segmento de urgência, emergência e trauma.

Nossa missão é estabelecer um padrão de qualidade inovador com indicadores reais que demonstrem a efetividade do melhor tratamento cirúrgico com profissionalismo, humanidade, respeito e carinho.

  • I. Ser surgical é gostar de relacionamentos com proximidade e criar vínculos com lealdade, respeito, cordialidade e parceria, num forte senso de fazer o que é correto.
  • II. Ser surgical é ter o espírito empreendedor com ousadia para crescer e viver novos desafios. Valorizamos o poder da decisão certa no momento certo. Valorizamos agilidade no tratamento cirúrgico com eficiência e simplificação.
  • III. Ser surgical é valorizar a vida com humildade e respeito.
  • IV. Ser surgical é estar pronto para agir com qualidade no momento de maior necessidade do paciente.
  • V. Ser surgical é entender que qualidade é uma obrigação, integração e respeito uma obstinação.
error: Conteúdo protegido