NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO
Está sendo vinculado de forma indevida e não autorizada a imagem do Grupo Surgical em conjunto com um candidato político.
A imagem de qualquer cidadão não pode ser divulgada por nenhuma forma ou mecanismo, impresso ou digital, sem a sua autorização. Isso é consequência dos chamados direitos da personalidade, direitos que atingem indistintamente todas as pessoas. ‘’São invioláveis (...) a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação’’ - Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso X.
Nos dias atuais, diante do amplo acesso da população às mídias digitais e redes sociais, onde fotos são veiculadas e copiadas com facilidade, é possível que qualquer cidadão possa ter acesso à imagem de outrem e fazer uso indevido dela. Não é porque está ali disponível na rede mundial de computadores que esta imagem possa ser utilizada. Assim, nesta situação incide a regra geral do código civil que diz que a imagem é inviolável, não podendo ser copiada, replicada, enviada ou salva sem que o envolvido lhe permita autorização. Nest sentido, tais direitos são absolutos, ilimitados, imprescritíveis, vitalícios e impenhoráveis.
O GRUPO SURGICAL é um grupo idôneo formado por médicos que em primeira instância está focado em tratar seus pacientes com excelência e portanto a opinião política de cada um de seus integrantes nunca foi e nunca será foco de discussão.
Solicitamos aos colegas e pacientes que por favor compreendam que o uso indevido da imagem do grupo não foi de autoria do mesmo, nem de qualquer fonte relacionável ao próprio grupo. Medidas corretoras estão em andamento e esperamos resolução imediata.
A anestesia é a total ausência de dor durante um procedimento cirúrgico onde enquadram-se exames diagnósticos, cirurgias e curativos.
A anestesia permanece um assunto obscuro para muitos pacientes, mas a verdade é que milhões de anestesias são realizadas todos os dias no mundo com segurança. Por isso devem ser sempre realizadas por um profissional certificado.
A anestesia pode ser geral ou regional. A anestesia geral e amplamente utilizada em cirurgias e promove a total imobilidade, perda de consciência e ausência completa de dor. A anestesia regional envolve o bloqueio e a imobilidade de uma parte do corpo como pernas e braços.
O tipo de anestesia será indicado pelo medico anestesista de acordo com o procedimento a ser realizado.
Para o sucesso do procedimento o paciente deve seguir corretamente as orientações de seu cirurgião como respeitar o tempo jejum e para as cirurgias eletivas, as visitas pré-anestésicas. O tempo de jejum e importante para evitar complicações como a regurgitação passiva do conteúdo gástrico podendo levar a pneumonia ou em casos extremos até a morte.
O cirurgião solicita como rotina nos procedimentos eletivos alguns exames antes do procedimento como exames de sangue e outros que se apliquem a cada caso especificamente. Na consulta pré-anestésica o anestesista avaliará os exames e fará ainda um exame físico afim de determinar o grau de risco para a anestesia do paciente, podendo desta maneira estar preparado para eventuais complicações, como sugerir se será necessária internação em unidade de terapia intensiva após o procedimento ou avaliar a necessidade de outros exames ou dispositivos para maior segurança anestésica.
É de extrema importante que o paciente informe se possui alguma doença prévia como hipertensão, problemas do coração, infarto prévio, diabetes, problemas de tireoide, asma, história de convulsões entre outros.
Deve–se informar os medicamentos usados bem como o uso de drogas ilícitas, cigarros, bebida alcoólica e medicamentos controlados. Lembre-se, o anestesista é um profissional médico que não julga os hábitos dos pacientes, portanto deve estar ciente do uso destas substâncias para que possa garantir assim uma anestesia sem intercorrências.
O tempo de duração da anestesia varia de acordo com o tempo do procedimento a ser executado. A anestesia terá a duração do tempo do procedimento e em alguns casos como nas anestesias regionais pode durar um pouco mais para conferir um maior conforto ao paciente.
O anestesista é um médico com treinamento na especialidade e certificado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. A anestesia só deve ser aplicada por um medico anestesista certificado.
O médico anestesista é o responsável tanto pela escolha do tipo de anestesia como pela manutenção da mesma, por isso o anestesista permanece com o paciente durante todo o procedimento cirúrgico até a alta da recuperação anestésica.
A anestesia não é um procedimento isento de complicações assim como qualquer outro. E claro que respeitando-se as regras de segurança esses riscos diminuem em muito porém ainda assim existem.
A anestesia geral pode apresentar riscos como alergias e anafilaxia, complicações respiratórias dentre outras. As regionais podem ter complicações como fortes dores de cabeça e lesões de nervos que podem variar entre temporárias à permanentes.
Converse com seu médico anestesista antes do seu procedimento, ele poderá esclarecer dúvidas e assim diminuir a ansiedade que acompanha a eminência da realização de uma cirurgia.
Ao Grupo Surgical,
Dra. Clarissa S Correia
Médica Anestesiologista – UNICAMP
Anestesista sênior – SOBRAPAR
Anestesista Consultora – SMILE TRAIN PROGRAM